Consulta de

Psicologia / Psicoterapia

Todas as pessoas, em alguma altura da sua vida, por razões distintas, sentem-se sobrecarregadas ou confusas e beneficiariam de ajuda profissional para lidar, da melhor forma, com as obrigações, sentimentos, ou pensamentos que possam estar a interferir com o seu bem-estar emocional, mental e até mesmo físico!

A Psicologia Clínica e da Saúde é a especialidade da Psicologia que engloba a psicoterapia e que se dedica a avaliar, prevenir e intervir, no sentido de promover uma melhor compreensão do funcionamento da pessoa.
Trabalha ao nível dos pensamentos, sentimentos e comportamentos, com recurso a diversas técnicas e abordagens terapêuticas não farmacológicas sendo, assim, uma intervenção de primeira linha na resolução de diversas problemáticas.

É desenvolvida por Psicólogos, com formação específica em diversas áreas e em técnicas com evidência científica. Estes profissionais baseiam-se nos mais recentes conhecimentos do cérebro e do seu funcionamento, assim como na compreensão dos mecanismos de funcionamento da pessoa, permitindo-lhes ajustar-se às necessidades de quem os procura e intervir para uma mais eficaz resolução dos seus problemas.

Na Consulta de Psicologia encontrará um ambiente de respeito, segurança, confiança e privacidade, que o irá apoiar na exploração das suas potencialidades e das suas dificuldades ou problemas, com vista a uma melhor resolução dos mesmos.

Após uma primeira consulta (onde é avaliada a situação atual, recolhida a informação sobre a história do problema e o contexto envolvente) é implementado um plano de intervenção individualizado e cientificamente validado. Cada plano é ajustado em função da compreensão clínica de cada pessoa e da situação, com vista ao seu desenvolvimento pessoal, autonomia e bem-estar emocional.

Na Clínica SIMPE todos os nossos Psicólogos são membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), sendo a sua prática profissional estritamente guiada pelo Código Deontológico da OPP, mantendo-se o profissionalismo, a competência, a confidencialidade e o respeito, enquanto se promove a autonomia individual e se melhora a qualidade de vida de quem nos procura.

Todas as pessoas têm o direito de se sentirem em harmonia e satisfeitas com a sua vida!

A Consulta de Psicologia apresenta diferentes especificidades consoante o público-alvo a que se destina:


Crianças e Adolescentes

A Psicologia da Infância e da Adolescência foca-se no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes e nas mudanças que ocorrem nestas fases de vida (em áreas como a cognitiva, emocional, comportamental e social).

Tem uma ação de prevenção, acompanhamento e intervenção com crianças/adolescentes e com o seu ambiente familiar, social e escolar, de modo a permitir um desenvolvimento adequado, no sentido de se tornarem adultos equilibrados, completos e mentalmente saudáveis.

Numa primeira consulta, sempre que possível, convém estarem presentes ambos os pais (ou figuras significativas semelhantes) de forma a rentabilizar ao máximo a recolha da informação e das dinâmicas relevantes para o caso. Nas sessões seguintes, dependendo da idade e de cada situação, poderá ser necessário estar presente a família, ou só a criança/adolescente.

No sentido de potenciar os ganhos e garantir melhores resultados, é imprescindível a motivação e colaboração dos pais ao longo do processo terapêutico. Qualquer intervenção psicológica tem mais sucesso e torna-se mais fácil manter os seus resultados ao longo do tempo, quando o trabalho é sistémico (feito em conjunto com os pais).

Delinear estratégias em parceria, alertar para particularidades, fornecer técnicas para auxiliar na reformulação e implementação de novas práticas adaptadas à criança e à situação, permite que o trabalho feito com a criança/adolescente (em contexto de consulta) seja rentabilizado em casa e nos restantes contextos de vida, funcionando, assim, os pais como um importante auxílio no processo.

Na Consulta de Psicologia com crianças e adolescentes, são utilizadas diversas abordagens terapêuticas adequadas à fase de desenvolvimento, idade, problemática e características individuais de cada paciente sendo, em muitos casos, usadas estratégias mais dinâmicas/lúdicas e com recurso ao jogo terapêutico.
Ocasionalmente o processo pode necessitar de ser complementado com avaliações psicológicas, psicopedagógicas, ou de outra especialidade.

Problemas frequentes

 Problemas de Comportamento; Problemas Relacionais; Problemas Emocionais; Problemas Escolares; Problemas de Desenvolvimento; …

 Birras; Instabilidade psicomotora/agitação motora acentuada; Défice de atenção e hiperatividade; Agressividade, oposição/desobediência; Mentira; Comportamentos impulsivos e emergentes; Baixa tolerância à frustração; …

 Dificuldades na socialização com pares; Dificuldades nas competências de comunicação e interpessoais; Conflitos com os pais; Situações de bullying; Adaptação a novas fases de vida (entrada/mudança de escola, transição de ano escolar, mudança de casa, nascimento de um irmão, adaptação a novos formatos familiares); …

 Inibição, timidez, falta de assertividade; Baixa autoestima; Dependência excessiva dos adultos; Ansiedade; Ansiedade de separação; Medos ou fobias; Crises/alterações familiares, acontecimentos de vida traumáticos ou particularmente stressantes; Luto/ lidar com o conceito de morte; Instabilidade de humor, choro recorrente, …; Apatia, isolamento, desmotivação generalizada, depressão; Perturbações do Sono; Alterações do comportamento alimentar; Perturbações de eliminação (enurese e encoprese - dificuldade no controle da urina e das fezes); Tiques, beliscar a pele de forma recorrente, arrancar cabelo, …; Condutas suicidárias, Automutilação; …

 Dificuldades escolares e/ou maus resultados; Dificuldades de integração; Desinteresse escolar; Recusa em frequentar a escola; Dificuldades de atenção/concentração (no estudo, nas aulas, …); Dificuldades de memorização; Problemas de Aprendizagem (dislexia, discalculia, disgrafia, …); Sobredotação; Dificuldades na organização e gestão do estudo (estratégias e métodos de estudo, técnicas de preparação para os testes/provas, …); …

 Imaturidade/comportamentos inadequados à faixa etária; Atrasos no desenvolvimento em áreas específicas; Atraso Global do Desenvolvimento; Perturbações do Espectro do Autismo, Asperger; Paralisia Cerebral; Síndromas específicos; …


Adultos

Todos nós, por mais fortes e confiantes que sejamos, sofremos desgaste psicológico e emocional ao deparamo-nos com situações de vida quotidiana e circunstâncias mais intensas ou stressantes que nos fragilizam.
A procura de apoio psicológico deve ser algo simples e natural, fazendo parte de uma rotina de saúde e equilíbrio mental.

Por vezes sentimo-nos abatidos, receosos, incapazes de gerir emoções, pensar e tomar decisões com clareza, não sendo fácil ultrapassar dificuldades sozinhos. Nestes momentos, procurar ajuda e apoio especializado é um gesto no sentido de ultrapassar essas adversidades, recuperar a determinação, assumir o controle da vida, responder de forma eficaz a situações desafiadoras, com maior rapidez e menor impacto negativo no nosso bem-estar, facilitando uma recuperação mais rápida e estável.

A Consulta de Psicologia para Adultos acompanha-o(a) no processo de descoberta de si, das suas vulnerabilidades e especificidades, acreditando nas potencialidades de cada pessoa.

Numa base de escuta ativa e empática, favorece o autoconhecimento, reforça, reorganiza ou agiliza mecanismos naturais, fornece recursos para uma atitude consciente, explora novas perspetivas, reeduca ideias/pensamentos limitantes e promove mudanças comportamentais, para que seja cada vez mais capaz de regular as suas necessidades psicológicas e, assim, vencer dificuldades e encontrar o seu equilíbrio emocional e relacional.

Justifica-se procurar um psicólogo não só para refletir sobre aspetos particulares da nossa vida (dos quais possamos precisar de um olhar e perspetiva externos), mas também quando o nosso sofrimento e atitudes fazem sofrer aqueles que nos rodeiam.

O Psicólogo, para além de ser capaz de, ao longo do acompanhamento, implementar diferentes estratégias, abordagem e técnicas terapêuticas (adequadas a cada pessoa e situação), avalia ainda cada caso, fazendo uma análise compreensiva da sintomatologia, do seu impacto no comportamento da pessoa e na sua funcionalidade global, permitindo-lhe fazer um despiste psicopatológico e avaliar possíveis necessidades de encaminhamento do caso para outras especialidades, se justificável.

Problemas frequentes

• Problemas Relacionais; Problemas Emocionais; Problemas de Ansiedade; Problemas Depressivos; Problemas de Controlo dos Impulsos e Obssesivo-Compulsivos; Problemas Relacionados com Trauma e Fatores de Stress; Problemas da Alimentação e da Ingestão; Problemas do Sono-Vigília; Perturbações de Personalidade;

• Fases de transição de vida (mudança de emprego, maternidade, casamento, divórcio, reforma, …); Dificuldades/Crises relacionais, pessoais, familiares, de idade; …

• Desempenho comprometido; Problemas profissionais; Dificuldades de concentração; Baixo poder de decisão; …

• Sentimentos de tristeza, depressão, negativismo face a situações do dia-a-dia, rotina diária restrita, desvalorização pessoal, culpa excessiva ou inapropriada; Baixa autoestima e baixa autoconfiança; …

• Dificuldade em relaxar; Stress; Ansiedade intensa e sensações de pânico, taquicardia, tensão muscular, agitação, nervosismo ou tensão interior; Medos específicos; Ataques de Pânico; Fobias específicas (social, locais fechados, apresentações em público, …); Perturbação generalizada de ansiedade; …

• Zanga; Inquietação e irritabilidade; Perda de controlo (impulsos e agressividade); …

• Preocupações e dúvidas excessivas ou repetitivas, obsessões; Perturbação Obsessiva-compulsiva; Perturbações do comportamento alimentar (Anorexia, Bulimia, comportamentos compulsivos de ingestão de alimentos, …); Comportamentos aditivos (tabaco, álcool, drogas, jogo, …); …

• Perturbações do sono (demasiado sono, ou insónias, sono irregular, agitado ou insatisfatório/não reparador, dificuldade em adormecer, ou permanecer no sono, …); …

• Preocupações variadas e mantidas ao longo de períodos extensos; Vivência de experiências dolorosas ou situações de vida difíceis ou traumáticas (perda de alguém próximo, doença própria ou de alguém próximo, doenças crónicas, desgaste do cuidador, sobrecarga emocional, divórcio, desemprego, grandes exigências profissionais, problemas de fertilidade, interrupção de gravidez, ...); …

   Dr.ª Graça Milhazes

Licenciatura Pré Bolonha em Psicologia; Especialista nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde" e "Psicologia da Educação"; Percurso profissional em Escolas e Clínicas; Formadora especializada em Orientação Vocacional; Orientadora de Estágios em contexto escolar e clínico; Autora de publicações na área da Educação e Clínica.

  Dr.ª Joana Botelho

Mestrado Integrado em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde, com Dissertação de Mestrado na área de estudo do Comportamento Alimentar; Pós-Graduada em “Coaching Psicológico”; Curso de Especialização em “Orientação Vocacional”, em "Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção", em "Dislexia", em "Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção”, em "EMDR - Nível 1", em “Disfunção em Integração Sensorial: Trabalhar em Equipa”, em “Coaching Parental”, em “Intervenção Psicológica em Situações de Divórcio”, e em “Intervenção em Distúrbios Alimentares na Adolescência”; Formações em diversas áreas temáticas; Com artigos científicos publicados.

   Dr.ª Sílvia Gonçalves

Mestrado Integrado em Psicologia, vertente Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante; Percurso profissional na área da Psicologia Clínica, Parentalidade e Psicologia da Justiça/Comportamento Desviante; Pós-Graduada em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade; Formação em "Interpretação de Brincadeiras Infantis - Mala de Ludoterapia"; Colaboradora em Projetos na área de “Violência Doméstica”: intervenção junto de crianças, jovens e suas famílias.

   Dr.ª Sílvia Santos

Mestrado Integrado em Psicologia; Especialista nas áreas de “Psicologia Clínica e da Saúde” e “Psicologia do Trabalho, Social e Organizações”; Percurso profissional na área da Psicologia da Justiça/Comportamento Desviante; Coordenação de Projetos nas áreas de “Violência Doméstica”, “Comportamentos Aditivos e Dependências” e “Inclusão Social”.

   Dr.ª Susana Gonçalves

Mestrado Integrado em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-Graduada em Psicopatologia Clínica. Especialização em Igualdade de Género. Terapeuta EMDR Nível 2; Técnica de Apoio à Vítima; Orientadora de Estágios. Percurso profissional na área da Psicologia Clínica e Psicologia Comunitária (setor público e privado). Formação em “Terapia Focada nos Esquemas”; “Curso Prático de Intervenção em Luto”; “Intervenção Cognitivo-Narrativa no Luto e no Trauma”; “Relatórios de Avaliação Psicológica”; “Intervenção Psicológica em Situações de Catástrofe”; “Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais”;” Intervenção Psicológica em Problemas Ligados a o Álcool.

  Dr.ª Helena Fernandes

Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde; Mestrado em Intervenção Precoce; Pós-Graduação em Educação Especial; DESE em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância; Curso Especializado de Avaliação Psicológica de Condutores; Formadora nas áreas Escolar, Educação Especial, Psicologia e Intervenção Socioeducativa.

Não encontrou a informação que procura? Estamos à sua disposição para esclarecer as suas dúvidas e explicar mais detalhadamente as características e finalidades deste serviço.


© 2019 Framework Lab