Consulta de

Orientação Escolar, Vocacional e de Carreira

Indecisões quanto à direção a tomar relativamente à carreira académica e/ou profissional podem acontecer em qualquer altura da vida de uma pessoa. No entanto, numa sociedade a um ritmo cada vez mais acelerado, mais competitiva e com mais opções, as decisões vocacionais que os adolescentes precisam tomar (desde muito cedo) têm um forte impacto na sua vida profissional futura e no seu bem-estar emocional.

Este processo de decisão é complexo e reverte para níveis de maturidade e conhecimento (de si e do meio) que beneficiam de apoio, no caso dos adolescentes (no sentido de tomarem uma decisão mais sustentada) e, no caso dos adultos (no sentido de redefinirem ou orientarem, de forma mais eficiente, percursos escolhidos anteriormente).

A Orientação Vocacional e Profissional é uma área de intervenção da psicologia que pretende dar resposta às necessidades e indecisões, que surgem em jovens ou adultos, quanto à direção a dar ao seu percurso escolar e/ou à sua carreira profissional.

Aplica-se a todas as fases de transição (independentemente da faixa etária) e permite a aquisição de competências para lidar com tarefas de decisão vocacional (atuais e futuras) mantendo o equilíbrio do desenvolvimento psicológico global e ajudando a construir um caminho mais orientado para o sucesso.

É desenvolvida por Psicólogos, especializados na área da Orientação Vocacional, com um vasto conhecimento da realidade educativa e profissional.

Através de instrumentos e técnicas específicas, estes profissionais são capazes de orientar no sentido de um maior autoconhecimento, explorar percursos académicos e profissionais mais indicados a cada caso, proporcionar estratégias de pesquisa e compreensão da relação entre expectativas para o futuro, interesses e aptidões, face à realidade do mercado de trabalho.

O Processo de Orientação Vocacional pressupõe diferentes etapas que, consoante cada caso, podem acontecer de forma sequenciada ou individualmente.

  • Numa primeira fase é realizada uma avaliação (com recurso a um processo de entrevista guiada e de aplicação de provas de avaliação psicológica) que permite: analisar o historial de percurso escolar e/ou profissional; o conhecimento da pessoa face às opções existentes; aquilo que a motiva (ou seja, os seus interesse, valores, personalidade, gostos pessoais, expectativas, …); e aquilo para que tem maior facilidade em aprender (o seu perfil cognitivo/competências pessoais, preditoras de aptidões profissionais).

  • Numa segunda fase, no sentido de proporcionar uma ajuda especializada na construção e implementação do projeto escolar e profissional do jovem/adulto, é realizada a exploração vocacional: conjunto de atividades que visam tornar mais eficaz qualquer tomada de decisão e ajudar a fomentar o desenvolvimento da carreira que melhor se adeque aos interesses e aptidões identificadas. Esta fase proporciona: esclarecimento de dúvidas face às opções e oportunidades escolares e profissionais existentes; recolha de informação relativa ao mundo escolar e profissional, ao ingresso no Ensino Superior, cursos similares ou percursos alternativos; promoção de uma maior autonomia e envolvimento pessoal na construção do seu projeto vocacional; promoção de competências e responsabilização no processo de tomada de decisão; exploração de soluções possíveis de reorientação profissional e definição de diretrizes; construção de um suporte de autoconfiança nos processos de transição, nas decisões atuais e futuras.

O Processo de Orientação Vocacional não toma a decisão por si, mas apoia na tarefa de realizar escolhas realistas e consistentes.

Destinatários

● Orientação Vocacional do 9º ano: Destinada aos jovens que se confrontam, pela primeira vez, com uma escolha relativa ao seu futuro escolar e profissional: o formato de ensino, área, ou curso em que vão completar a sua escolaridade mínima obrigatória (12º ano).

● Orientação Vocacional do Ensino Secundário (até ao final do 12º ano): Destinada aos jovens que procuram decidir o seu percurso pós ensino secundário: seguir para o ensino superior (questões relacionadas com os exames nacionais, condições de acessos e oferta formativa), modalidades de ensino alternativas, ou entrada direta no mercado de trabalho.

● Orientação Vocacional pós Ensino Secundário ou no Ensino Superior: Destinada a situações de: alteração de Curo (quando não corresponde aos interesses, aptidões ou expetativas), escolha de fases seguintes no percurso (Mestrados e/ou opções de saída profissional de cada Curso/Especialidades), reformulação de objetivos e/ou caminhos escolhidos (reorientação vocacional ou decisão de voltar a estudar/alterar nível escolar escolhido).

● Orientação Vocacional e Profissional: Destinada a situações de: entrada no mercado de trabalho; decisão de mudar de profissão; situações de dúvida de permanência no trabalho, trabalho precário ou desemprego; situações de mudança de carreira ou melhoria de performance; reformulação de decisões de abandono escolar; outras situações específicas (ex.: pessoas com algum tipo de incapacidade física).

  Dr.ª Joana Botelho

Mestrado Integrado em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde, com Dissertação de Mestrado na área de estudo do Comportamento Alimentar; Pós-Graduada em “Psicologia do Tráfego Rodoviário” e em “Coaching Psicológico”; Curso de Especialização em “Orientação Vocacional”, em “Disfunção em Integração Sensorial: Trabalhar em Equipa”, em “Coaching Parental”, em “Intervenção Psicológica em Emergência”, em “Intervenção Psicológica em Situações de Divórcio”, em “Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção”,  em “Avaliação e Intervenção no Processo de Luto: da Infância à Idade Adulta”, em “Intervenção em Distúrbios Alimentares na Adolescência” e em “Avaliação Psicológica de Condutores”; Formações em diversas áreas temáticas; Com artigo científicos publicados.

Não encontrou a informação que procura? Estamos à sua disposição para esclarecer as suas dúvidas e explicar mais detalhadamente as características e finalidades deste serviço.


© 2019 Framework Lab