Indecisões quanto à direção a tomar relativamente à carreira académica e/ou profissional podem acontecer em qualquer altura da vida de uma pessoa. No entanto, numa sociedade a um ritmo cada vez mais acelerado, mais competitiva e com mais opções, as decisões vocacionais que os adolescentes precisam tomar (desde muito cedo) têm um forte impacto na sua vida profissional futura e no seu bem-estar emocional.
Aplica-se a todas as fases de transição (independentemente da faixa etária) e permite a aquisição de competências para lidar com tarefas de decisão vocacional (atuais e futuras) mantendo o equilíbrio do desenvolvimento psicológico global e ajudando a construir um caminho mais orientado para o sucesso.
É desenvolvida por Psicólogos, especializados na área da Orientação Vocacional, com um vasto conhecimento da realidade educativa e profissional.
Através de instrumentos e técnicas específicas, estes profissionais são capazes de orientar no sentido de um maior autoconhecimento, explorar percursos académicos e profissionais mais indicados a cada caso, proporcionar estratégias de pesquisa e compreensão da relação entre expectativas para o futuro, interesses e aptidões, face à realidade do mercado de trabalho.
O Processo de Orientação Vocacional pressupõe diferentes etapas que, consoante cada caso, podem acontecer de forma sequenciada ou individualmente.
O Processo de Orientação Vocacional não toma a decisão por si, mas apoia na tarefa de realizar escolhas realistas e consistentes.
Destinatários
● Orientação Vocacional do 9º ano: Destinada aos jovens que se confrontam, pela primeira vez, com uma escolha relativa ao seu futuro escolar e profissional: o formato de ensino, área, ou curso em que vão completar a sua escolaridade mínima obrigatória (12º ano).
● Orientação Vocacional do Ensino Secundário (até ao final do 12º ano): Destinada aos jovens que procuram decidir o seu percurso pós ensino secundário: seguir para o ensino superior (questões relacionadas com os exames nacionais, condições de acessos e oferta formativa), modalidades de ensino alternativas, ou entrada direta no mercado de trabalho.
● Orientação Vocacional pós Ensino Secundário ou no Ensino Superior: Destinada a situações de: alteração de Curo (quando não corresponde aos interesses, aptidões ou expetativas), escolha de fases seguintes no percurso (Mestrados e/ou opções de saída profissional de cada Curso/Especialidades), reformulação de objetivos e/ou caminhos escolhidos (reorientação vocacional ou decisão de voltar a estudar/alterar nível escolar escolhido).
● Orientação Vocacional e Profissional: Destinada a situações de: entrada no mercado de trabalho; decisão de mudar de profissão; situações de dúvida de permanência no trabalho, trabalho precário ou desemprego; situações de mudança de carreira ou melhoria de performance; reformulação de decisões de abandono escolar; outras situações específicas (ex.: pessoas com algum tipo de incapacidade física).
Dr.ª Joana Botelho
Mestrado Integrado em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde, com Dissertação de Mestrado na área de estudo do Comportamento Alimentar; Pós-Graduada em “Psicologia do Tráfego Rodoviário” e em “Coaching Psicológico”; Curso de Especialização em “Orientação Vocacional”, em “Disfunção em Integração Sensorial: Trabalhar em Equipa”, em “Coaching Parental”, em “Intervenção Psicológica em Emergência”, em “Intervenção Psicológica em Situações de Divórcio”, em “Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção”, em “Avaliação e Intervenção no Processo de Luto: da Infância à Idade Adulta”, em “Intervenção em Distúrbios Alimentares na Adolescência” e em “Avaliação Psicológica de Condutores”; Formações em diversas áreas temáticas; Com artigo científicos publicados.
Não encontrou a informação que procura? Estamos à sua disposição para esclarecer as suas dúvidas e explicar mais detalhadamente as características e finalidades deste serviço.
