Consulta de

Coaching Psicológico

A palavra “Coach” significa “treinador”, pelo que o Coaching tem por base a ação de um profissional, especialista de uma determinada área, capaz de treinar uma pessoa nessa mesma área (como por exemplo: gestão, finanças, comercial, engenharia, …).

Quando a intervenção é na vida da pessoa, no seu desenvolvimento pessoal, no seu comportamento, nas suas competências emocionais e na forma como encara e ultrapassa desafios da vida diária (pessoais, profissionais e relacionais), o Coach deverá ser um Psicólogo com formação na área, preparado para lidar com as várias dimensões comportamentais e emocionais da pessoa.

Para salvaguarda do cliente, esta atividade é regulada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (nas suas vertentes ética, científica e deontológica), não atuando, assim, no caso de “Coaches” não Psicólogos.

O Coaching Psicológico é uma área de intervenção da Psicologia que tem por base uma relação colaborativa e de ajuda, uma metodologia de questionamento e de incentivo e a compreensão dos mecanismos de mudança do comportamento humano.

Orienta a pessoa para um resultado concreto, promove a reflexão e a autodescoberta, contribui para a libertação do seu potencial, proporciona uma utilização mais plena dos seus recursos e reforça as suas competências profissionais e pessoais, com vista a um melhor desempenho.

O Coach não promete resultados milagrosos, mas sim desafia o cliente a descobrir e a utilizar ao máximo o seu potencial em cada uma das etapas, dependendo os resultados, em grande parte, da disposição da pessoa para a mudança, do comprometimento com o processo e do que está disposta a fazer para alcançar aquilo que deseja.

Tanto o Coaching Psicológico quanto a Psicoterapia visam o desenvolvimento humano (em prol de uma vida mais plena, mais serena e com mais felicidade), no entanto diferem na forma como o processo ocorre. Enquanto a Psicoterapia considera toda a complexidade da vida da pessoa e trabalha as questões de forma mais profunda (podendo intervir também aquando de psicopatologia), o Coaching Psicológico está unicamente orientado para a ação imediata e resolução rápida de um determinado objetivo, sem se focar tanto nos mecanismos que possam ter originado a situação/problema atual.

É desenvolvido por Psicólogos, com formação específica em Coaching e em outras modalidades de intervenção psicológica, capazes de utilizar metodologias, ferramentas e técnicas (cientificamente validadas) para ajudar o cliente a encontrar e implementar as suas próprias soluções e traçar estratégias, que lhe possibilitem cumprir os objetivos que estabeleceu e atingir os resultados que procura (em contextos como o pessoal, profissional, social e familiar).

No Processo de Coaching, a ação é focada na produção de mudanças na pessoa a curto prazo, mediante o estabelecimento de objetivos e metas, operacionalizados em planos de ação, partindo de uma dinâmica de autoconsciência e de ajuda.

O Coach funciona como um agente facilitador que orienta a pessoa para a ação, ajudando-a a realizar o percurso entre a sua realidade atual e o estado desejado, guiando-a na identificação de pontos a melhorar, limitações a ultrapassar, eliminação de hábitos menos produtivos e aquisição de competências, de modo a que consiga assumir o controlo de uma dada situação, de forma objetiva e assertiva.

 Áreas de Intervenção

 Alinhamento entre Valores e Objetivos de Vida
 Equilíbrio, Inteligência Emocional e Autocontrolo
 Gestão de Tempo e Stress
 Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional
 Desenvolvimento de Assertividade
 Desenvolvimento de Competências Relacionais, de Comunicacionais e de Liderança

 Desenvolvimento de Autonomia e Autoconfiança
 Aumento da Flexibilidade e Adaptação à Mudança
 Aumento de Produtividade
 Gestão de Situações Familiares e Parentalidade
 Controlo Alimentar
 (…)

  Dr.ª Joana Botelho

Mestrado Integrado em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde, com Dissertação de Mestrado na área de estudo do Comportamento Alimentar; Pós-Graduada em “Psicologia do Tráfego Rodoviário” e em “Coaching Psicológico”; Curso de Especialização em “Orientação Vocacional”, em “Disfunção em Integração Sensorial: Trabalhar em Equipa”, em “Coaching Parental”, em “Intervenção Psicológica em Emergência”, em “Intervenção Psicológica em Situações de Divórcio”, em “Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção”,  em “Avaliação e Intervenção no Processo de Luto: da Infância à Idade Adulta”, em “Intervenção em Distúrbios Alimentares na Adolescência” e em “Avaliação Psicológica de Condutores”; Formações em diversas áreas temáticas; Com artigo científicos publicados.

  Dr.ª Helena Fernandes

Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde; Licenciatura Pré Bolonha em Educação de Infância; Mestrado em Intervenção Precoce; Pós-Graduação em Educação Especial; DESE em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância; Curso Especializado de Avaliação Psicológica de Condutores; Formadora nas áreas Escolar, Educação Especial, Psicologia e Intervenção Socioeducativa.

Não encontrou a informação que procura? Estamos à sua disposição para esclarecer as suas dúvidas e explicar mais detalhadamente as características e finalidades deste serviço.


© 2019 Framework Lab