Sessões de

Intervenção Precoce / Estimulação Global do Desenvolvimento

 

desenvolvimento é um processo contínuo e sequenciado, que ocorre mais rapidamente e com maior plasticidade cerebral nas idades mais precoces. Por isso, é nesta fase de vida da criança, que uma estimulação adequada poderá ter um maior impacto na qualidade do seu desenvolvimento e futuro.

Quer seja de forma preventiva (estimulando as potencialidades da criança) ou terapêutica (reduzindo ao máximo o impacto de alterações estruturais e/ou funcionais já existentes), a Intervenção Precoce procura integrar as funções cognitivas, simbólicas, psicolinguísticas, socio-emocionais e motoras, estimulando o desenvolvimento da criança de uma forma global.

Seja qual for a natureza da Intervenção Precoce, esta  deverá ser realizada o mais cedo possível.

O Intervencionista Precoce é um técnico com especialização em Desenvolvimento da Primeira Infância e Educação Especial que, após uma avaliação, realiza e implementa um programa de intervenção, em estreita ligação com as famílias, englobando todos os contextos de vida da criança e agentes próximos, no sentido de os capacitar a apoiar a criança e estimular o seu desenvolvimento.

Tem como objetivo promover na criança a capacidade de agir consigo própria, com o meio (objetos e situações) e com os outros, possibilitar-lhe um desenvolvimento tão equilibrado e harmonioso quanto possível (no sentido de se tornar capaz de participar autonomamente na vida enquanto criança, jovem e adulto em que se irá tornar) e proporcionar assistênciarecursos e bem-estar à família

Áreas de Intervenção

  • Educativa: estimular e promover as aquisições esperadas em cada etapa do desenvolvimento normal da criança, para alcançar ou estender o seu potencial de aprendizagem e facultar orientações aos pais, no sentido de aumentarem as oportunidades de desenvolvimento da criança no seu dia-a-dia;

  • Preventiva: intervenção no sentido de precaver/minimizar eventuais descompensações desenvolvimentais inerentes a circunstâncias de risco (crianças em risco de perder oportunidades de desenvolvimento durante os estádios mais propícios ou de vir a apresentar alterações ou atraso de desenvolvimento por fatores biológicos, familiares ou ambientais/do meio) que limitem o seu normal desenvolvimento e a sua participação nas atividades típicas para a idade e no contexto social;

  • Terapêutica ou Reeducativa: promover a saúde, desenvolvimento e educação da criança com problemas de desenvolvimento, reduzir a natureza e severidade da incapacidade, prevenir situações consequentes, promover a aquisição de competências e autonomia, apoiar a família nos cuidados e na educação da criança.

Sinais de Alerta

 Atraso em adquirir determinadas competências (segurar a cabeça, sentar, gatinhar, palrar/falar, pegar e manusear objetos, seguir com o olhar pessoas e objetos, …)
 Baixa interação social
 Alheamento a sentimentos
 Dificuldade em reconhecer figuras significativas = Pobre atenção visual
 Passividade
 Assimetrias no crescimento e peso
 Sono irregular
 Dificuldade na orientação espacial e temporal

 Dificuldade de equilíbrio, coordenação e lateralidade
 Birras frequentes
 Jogo social e simbólico pobre
 Dificuldades de comunicação verbal e não-verbal
 Dificuldade em planificar e sequenciar
 Baixa consciência de perigo
 Necessidade de demasiada ajuda por parte dos adultos
 Dificuldade em desenhar
 (…)

 

Risco de ordem Biológica (ex .: prematuridade, doenças genéticas / crónicas), Ambiental (ex .: falta de estimulação do meio), ou estabelecida (ex .: diagnósticos e síndromas específicos - Autismo, Trissomia 21, Paralisia Cerebral…).

  Dr.ª Cristina Costa

Licenciatura em Educação Especial; Pós-Graduada em Intervenção Educativa Precoce; Bacharelato em Educação de Infância; Curso em “Crescer: Do Nascimento aos Três Anos”, em “Desenvolvimento dos 0 aos 5 anos”, em “Avaliação e Intervenção no Autismo – Programa TEACH”; Formação em “El Transtorno Específico del Lenguage”, em “Atrasos Ligeiros de Linguagem Infantil” e em “Aquisição da Linguagem Oral”.

  Dr.ª Helena Fernandes

Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde; Licenciatura Pré Bolonha em Educação de Infância; Mestrado em Intervenção Precoce; Pós-Graduação em Educação Especial; Formadora nas áreas Escolar, Educação Especial, Psicologia e Intervenção Socioeducativa.

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