● Atraso em adquirir determinadas competências (segurar a cabeça, sentar, gatinhar, palrar/falar, pegar e manusear objetos, seguir com o olhar pessoas e objetos, …)
● Baixa interação social
● Alheamento a sentimentos
● Dificuldade em reconhecer figuras significativas = Pobre atenção visual
● Passividade
● Assimetrias no crescimento e peso
● Sono irregular
● Dificuldade na orientação espacial e temporal
● Dificuldade de equilíbrio, coordenação e lateralidade
● Birras frequentes
● Jogo social e simbólico pobre
● Dificuldades de comunicação verbal e não-verbal
● Dificuldade em planificar e sequenciar
● Baixa consciência de perigo
● Necessidade de demasiada ajuda por parte dos adultos
● Dificuldade em desenhar
● (…)
Risco de ordem Biológica (ex .: prematuridade, doenças genéticas / crónicas), Ambiental (ex .: falta de estimulação do meio), ou estabelecida (ex .: diagnósticos e síndromas específicos - Autismo, Trissomia 21, Paralisia Cerebral…).
Dr.ª Cristina Costa
Licenciatura em Educação Especial; Pós-Graduada em Intervenção Educativa Precoce; Bacharelato em Educação de Infância; Curso em “Crescer: Do Nascimento aos Três Anos”, em “Desenvolvimento dos 0 aos 5 anos”, em “Avaliação e Intervenção no Autismo – Programa TEACH”; Formação em “El Transtorno Específico del Lenguage”, em “Atrasos Ligeiros de Linguagem Infantil” e em “Aquisição da Linguagem Oral”.
Dr.ª Helena Fernandes
Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde; Licenciatura Pré Bolonha em Educação de Infância; Mestrado em Intervenção Precoce; Pós-Graduação em Educação Especial; Formadora nas áreas Escolar, Educação Especial, Psicologia e Intervenção Socioeducativa.
Não encontrou a informação que procura? Estamos à sua disposição para esclarecer as suas dúvidas e explicar mais detalhadamente as características e finalidades deste serviço.